segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Erro da pesquisa Voto/Index em Canoas II

Erro na pesquisa eleitoral de Canoas mereceu postagem do jornalista Marco Aurélio Weissheimer no Blog RS URGENTE, hoje, 27. Reproduzo na integra o texto publicado.
"No final da tarde de sexta, a revista Voto publicou uma pesquisa sobre as eleições em Canoas, realizada pelo Instituto Index. Os números apontavam para uma virada na eleição, com o candidato do PTB, Jurandir Maciel, na frente de Jairo Jorge, do PT. Segundo a pesquisa Voto/Index, Maciel estaria com 44,1% das intenções de voto e Jairo Jorge com 43,9%. A margem de erro era de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

No final de semana, Canoas foi inundada de panfletos do candidato Jurandir Maciel com a pesquisa Voto/Index. Jairo Jorge venceu com 48,98% dos votos (52,63% dos votos válidos) contra 44,07% de Jurandir Maciel (47,37% dos válidos). A votação do petista ficou cinco pontos acima da prevista pelo instituto (dois pontos acima da margem de erro). A eleição em Canoas foi marcada por acontecimentos estranhíssimos."
O Index também realizou pesquisas eleitorais em Santiago na última eleição, publicadas pelo Jornal Expresso Ilustrado.

Um comentário:

Anônimo disse...

Doutor Vulmar, sou um cidadão mediano da cidade estudo História à distância porque é o que posso pagar. Trabalho no comércio e votei no senhor. Não so um sabio mais com a experiencia da vida vejo muitas coisa. Acho que o senhor devia dizer o que esse intituto fez em Santiago para lho prejudicar colocando Sandro Palma em segundo lugar pouca horas antes da eleição. Pelo que tô vendo esse instituto é mesmo sujeira e onde ele vai faiz serviço sujo. Noto que o senhor e os seu alhados de coligação tem medo de dizer a verdade quando toca nos calos do expresso. Notei que a unica pessoa que não teve medo de de denunciar a manipulaçao foi o julho do PT ele deu nome aos bois e foi corajoso em plena eleição. Agora ta claro pra santiago quem é quem porque se não fosse essa enquete do index o senhor teria fica em segundo lugar ou até ganhado a eleição.